Orkut: site transforma-se em palanque digital nas eleições de 2006
BEATRICCE BRUNO
Correio do Estado
Mato Grosso do Sul
A Justiça Eleitoral não baixou nenhuma resolução para controlar o uso de Orkut – site de relacionamento na Internet – e por isso a ferramenta está sendo utilizada como palanque eleitoral pelos políticos que disputam a campanha em 2006. O Tribunal Superior Eleitoral estabeleceu apenas normas para publicidade de candidatos em sites, mas não fez nenhuma observação ao uso do orkut. Na falta da legislação, o site está recheado de comunidades que apóiam políticos ou até servem para execrar candidatos.
No cenário estadual, os maiores adversários da disputa do Governo do Estado – André Puccinelli (PMDB) e Delcídio do Amaral (PT) – têm comunidades dentro do site. Puccinelli conta com seis comunidades que manifestam apoio para sua campanha para governador de Mato Grosso do Sul. Porém no site, o peemedebista também é lembrado pelo protesto de alguns internautas que não querem ver o candidato consagrado como governador sul-mato-grossense.
Já Delcídio está em melhor cotação no Orkut. O senador tem nove comunidades de apoio e apenas uma – que divide com seu adversário peemedebista – que sugere o voto contra a campanha do petista e também de André. Alguns grupos até ressaltam os atributos físicos do
senador, por exemplo: "Delcídio do Amaral é lindo" e "Delcídio: Fagundes do Pantanal".
Na corrida pelo voto e para ganhar a simpatia de pessoas que visitam o site, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o campeão. Tem mais de mil comunidades. O segundo candidato na preferência do eleitorado brasileiro que disputa a Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), tem 488 comunidades, José Maria Eymael (PSDC) conta com apenas uma página no Orkut, Heloísa Helena (PSOL) tem 171 comunidades, Cristóvam Buarque (PDT) está em 12 grupos, Rui Pimenta e Luciano Bivar, apenas com uma comunidade cada um.
Do Moreira Franco antigamente as moçoilas diziam: - "Pena que é do PDS". Do Delcídio do Amaral poder-se-ia dizer: - "Pena que é do PT".
Mas como se vê pelo Orkut, as pesquisas funcionam. Só que parecem aquele famoso comercial de TV da VARIG (1995) "Um, dois três: 560 km, 560 km, pára um pouquinho, descansa um pouquinho, 550 km" - "Voe pelo Brasil sem parar um pouquinho aqui, ou pouquinho ali... na proxima vez vá de VARIG!"
As pesquisas ajeitam um pouquinho, empurram um pouquinho, a massa ignara se deixa levar pelas pesquisas, os jornais e revistas são pautados pelas pesquisas, são chamados para entrevistas na televisão apenas os melhores nas pesquisas. Acaba dando na pesquisa final das urnas o que as pesquisas alavancaram todo o tempo.
O que é preciso fazer para aparecer nas pesquisas? Alguns candidatos chamam urubú de meu louro, outros dão bom dia a cavalo. Funciona. Cristovam Buarque diz que está fazendo campanha só para as crianças, falando sobre Educação. E se as mães das crianças já recebem o Bolsa-família, também conhecido como Bolsa-esmola? Prometa reverter para Bolsa-escola, senador.
terça-feira, julho 25
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