terça-feira, julho 25

Pero Vaz de Caminha, o escrivão

Almirante abandona a Esquadra

O site Contas Abertas tem em "Notícias" um tópico chamado "Perguntar não ofende: Consultas curiosas de partidos e políticos sobre o que vale para as eleições de 2006 ". Trata-se de perguntas tipo joão sem braço (pra quem não entende de futebol, o joão sem braço nunca põe a mão na bola, é cristalino), são perguntas inocentes dos que sabem que não podem mas acham que podem (burlar a lei).
O mundo da internet também chegou às campanhas políticas. Para os ministros do TSE, isso significa mais um universo de possibilidades de perguntas a responder. Por exemplo, o secretário-geral da executiva nacional do Partido Social Liberal (PSL) questiona quais são os limites de opinião para os blogs – diários virtuais – e comunidades on-line sobre candidatos. A resposta do TSE à consulta deve sair no próximo mês. Por enquanto, a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro já toma decisões. A justiça determinou que o blog Pero Vaz de Caminha – que fazia ataques ao peemedebista Sérgio Cabral Filho - fosse retirado do ar.

Lembram-se daquelas decisões da justiça de não se ouvir o caseiro, de não se quebrar o sigilo do Okamotto, de se dar ao acusado o direito de ficar calado na CPI, enfim, o fortalecimento do direito à impunidade? Não é nem o caso de se falar mal do Sérgio Cabral. O Pero Vaz de Caminha apenas relata à Côrte os sucessos na província, tudo devidamente documentado, com todos os papiros, uns até já amarelados pelo tempo.
Será que a censura chegou mesmo à internet? Acho que sim. Mas vamos dar um pequeno intervalo nesse negócio de política e vamos rir um pouco. O Pero Vaz de Caminha está mais para humor do que para denuncismo. Leiam antes que acabe. Esse escriba também está no Orkut. É o que ele diz a seguir: "O almirante Cabral tentou afundar minha nau. Isso é impossível. A internet é libertária e năo admite isso. Fui obrigado a atracar essa nau no Mar Adriático (Orkut)." O Blog de Guerrilha também discorre sobre o escrivão lusitano.

Eis um pequeno artigo cujo título está lá no início.

Almirante de uma das naus mais importantes da Esquadra do Almirante Cabral abandona a frota e diz que não convive com desvios de conduta.

O Globo- Coluna Panorama Político
O ex-governador do Rio, Moreira Franco, desistiu de disputar a reeleição para a Camara. Ele justifica: “Os desvios de conduta ultrapassaram em muito os limites de tolerância”.

Eu, de minha parte, nada tenho a dizer do Sérgio Cabral. Estão malucos? Depois me cassam o Represália e vou ficar com qual Opção???

Nenhum comentário: