quinta-feira, julho 20

Cacareco da vez

Protesto, ideologia e deboche explicariam ascensão de Heloísa

MALU DELGADO
MARCELA CAMPOS
da Folha de S.Paulo

Especialistas e políticos consultados pela Folha consideram que o crescimento da candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloísa Helena, revelado pelo Datafolha, se explica porque ela simboliza uma "saída" para os seguintes tipos de voto: o de protesto e descontentamento com a crise política que abalou o governo petista, o ideológico de esquerda, de quem se recusa a repetir votos no PT, e o "folclórico debochado", dos descrentes.
"Heloísa Helena é vista como uma espécie de outsider, alguém que vem de fora do "establishment" político", analisa o cientista político Carlos Melo, do Ibmec-SP.
Segundo ele, há "parte do eleitorado que vota nela mais ou menos como votava no Enéas [Carneiro, do Prona], apesar de ambos estarem em lados opostos do espectro político". "É o voto folclórico", diz.
Marcus Figueiredo, do Iuperj, afirma que, além de Lula ter a maior rejeição entre as mulheres, grande parte do voto branco e nulo é feminino. Segundo ele, as mulheres estariam mais descontentes com o sistema político e isso pode ter favorecido a senadora. Leiam mais.

Não sou especialista, nem político, nem cientista político, nem jornalista mas há dez dias escrevi sobre o básico do que está acima. Leiam em Represália. Conseguir ver isso depende apenas de abrir os olhos e parar com essa bobagem de analisar pesquisa eleitoral três meses antes das eleições. É certo que tudo e todos são manipulados. As coisas vão se enquadrando, os jornais e a televisão expõem na vitrine apenas os melhores colocados ou então, no caso da Heloisa Helena, alguém recebe um incentivo. Até os blogs fazem isso. Ter 1% nas pesquisas não gera notícia. Pior quem apela para o Bolsa-miséria. E o Alckmin? Talvez este resolva dizer a que veio quando começar o horário eleitoral na TV. Por enquanto ele e Lula só estão ranzinzando. Sabe aqueles molequinhos de rua que, antes de começar a briga, um desmanchava o cabelo do outro? A fase do Lula e Alckmin é esta. E pior, tem quem preste atenção pensando que a briga é pra valer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Seu Lalo cade o artigo sobre os professores?
Archimedes