segunda-feira, julho 17

Lula: nada o aborrece

Lula faz turismo antes de reunião com líderes do G-8
Lula, o pequeno, diante de Pedro, o Grande

Leia a íntegra na Tribuna da Imprensa
Enquanto os líderes do G-8 se embrenhavam em pesadas discussões sobre o agravamento da crise no Oriente Médio e seus efeitos no setor energético, no isolado Palácio Constantino, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestiu sua jaqueta branca, com o brasão da República no peito, e foi desbravar três pontos turísticos de São Petersburgo.
Lula aproveitou sua primeira visita à cidade fundada há 303 anos por Pedro, o Grande (1672-1725), e que tornou-se capital da Rússia até a Revolução de 1917. Em um périplo de duas horas, o presidente fez uma curtíssima visita guiada às alas italiana, holandesa e russa do Museu Hermitage. Mas, em vez de usar a entrada oficial, ingressou por uma porta nos fundos do complexo, à beira do Rio Neva.
Na seqüência, ele passeou em torno do monumento a Pedro I, o Grande, o czar responsável pela abertura da Rússia e que, entre outros, obrigou seus súditos a cortarem suas barbas. Por fim, ouviu detalhadas informações de uma guia, em português, na Catedral de Santo Isaac, principal tempo da Igreja Ortodoxa Russa na cidade.

Nenhum comentário: