terça-feira, julho 25

Cristovam é educação

Dois estilos

Merval Pereira
Globo


São dois ex-petistas que podem forçar a realização do segundo turno, duas personalidades políticas completamente diferentes entre si. Uma foi expulsa do partido, o outro saiu por conta própria, ambos por discordarem dos métodos do governo, mas defendem idéias distintas. O senador Cristoam Buarque, atualmente no PDT, sabe que não pode baixar os juros por decreto, nem acha bom reestatizar a Vale do Rio Doce, dois pontos do programa de governo da senadora Heloísa Helena, do PSOL. Cristovam amarga 1% nas pesquisas eleitorais, enquanto Heloísa Helena alcança os dois dígitos e transforma-se no grande sucesso da campanha eleitoral.

Ex-ministro de Lula, Cristovam diz que aonde vai sente receptividade grande à sua proposta, baseada na educação. “Muita gente diz que eu não subo porque não uso o discurso da Heloísa. E eu respondo a esses marqueteiros que vou continuar assim, meu discurso é outro, eu tenho uma proposta. Eu quero é que daqui a dez anos saibam que tinha um candidato que fez uma campanha baseada na educação”.

Para ele, “estabilidade e educação são as duas pernas que o Brasil precisa para pular essa barreira que não deixa a gente chegar à modernidade”. Cristovam quer virar algumas páginas de nossa história, mas elas são mais pesadas do que deveriam: “Parece que a história de hoje do Brasil é escrita em páginas de chumbo, você não vira a página da violência, não vira a página da desigualdade, como a gente virou a página da inflação e a da ditadura”.

Ele tem esperanças de que, com o programa eleitoral mostrando as propostas, termine subindo nas pesquisas — há informações de que já teria chegado a 3% das intenções de votos em algumas pesquisas — mas acha que a melhor coisa que tem é que a marca pegou: Cristovam é educação.

Para ler a íntegra da coluna do Globo, clique em MERVAL PEREIRA

Nenhum comentário: