quarta-feira, abril 5

Meu nome é Enéias

Qual é o nome dele?



Dizem que estava de licença médica mas pouca gente deu por sua falta. O deputado federal dono do Prona eleito por São Paulo com mais de 1,5 milhão de votos carregando nesse tsunami mais cinco deputados sem
votos reapareceu. Mas paulista é alienado - elegeram até o Jânio Quadros para prefeito depois de tudo que aconteceu. O primeiro ato do Jânio após a confirmação de sua eleição foi mandar desinfetar a cadeira de prefeito onde na véspera o sorridente Fernando Henrique Cardoso havia posado para os fotógrafos. Será que seu livro, A Arte da Política, registra essa pequena gafe política? O livro está com desconto na Siciliano. Pra quê? Não é best-seller?

Antes de prosseguir, mais um parêntese: sempre se disse que Brizola era dono do PDT, mas nunca se falou que Enéas Carneiro é dono do Prona, muito menos que Lula é o dono do PT. Lá todo dia é dia de escândalo, a muito custo se chega a algum culpado. Ninguém foi punido até agora, será que chegarão ao dono do partido? A fila está andando.

Mas não faz diferença o Enéas reaparecer na Câmara. Além do seu bordão "Meu nome é Enéas", quase nada se ouve dele. Nem sobre os três deputados que ele elegeu e que abandonaram o partido em busca de legenda$ melhore$, nem sobre isso ele se pronunciou. Sua volta, com outra cara mas a voz com o mesmo timbre, não vai mudar a história da república. O povo brasileiro não leva nada a sério, depois chora. Em 1958, Cacareco, um rinoceronte do Zoológico de São Paulo, foi campeão absoluto de votos para a câmara municipal. Enéas é mais um Cacareco para os analfabetos políticos.

Nenhum comentário: