terça-feira, abril 25

A farra da propaganda

Leia devagar: Na Rússia tudo é proibido, inclusive o que é permitido. Na Alemanha tudo é proibido, exceto o que é permitido. Nos Estados Unidos tudo é permitido, exceto o que é proibido. No Brasil tudo é permitido, inclusive o que é proibido.

Preciso fazer uma propaganda do meu comércio. As pessoas precisam saber que coisas tenho para vender. Não posso deixar o
concorrente à vontade na área. Qual seria a minha mensagem? Leiteria da Serra, aqui se trabalha de verdade! Não, não é muito
original. Acho que já vi coisa parecida por aí. Leiteria da Serra, uma loja de todos. Não, rima com Brasil um país de todos. Bem, pelo menos uma coisa eu teria de original: pagaria a propaganda com o meu dinheiro e para divulgar produtos de interesse do consumidor.

Cartilha distribuída pela Presidência para os responsáveis pelo setor de comunicação da administração direta e das estatais deixa claro que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será candidato à reeleição, embora insista em dizer que só vai tomar essa decisão no limite do prazo para registro da candidatura. O material determina, por exemplo, que a partir de 1º de julho seja retirada a locução "Brasil, um País de todos" das placas de obras do governo, dos outdoors, das publicações oficiais e da internet. Tudo para evitar problemas para o candidato.

Mas por enquanto pode? É uma coisa surrealista. Proibe-se colocar o nome do governante nas placas de obras e ele escreve: esse governo trabalha de verdade! Não dá no mesmo? Bota logo o nome que fica menos ridículo.

E alguém vai comprar mais gasolina da Petrobrás porque ela está pagando uma grana ao Zeca Pagodinho pelo show comemorativo da auto-suficiência? Fizeram muito bem em proibir. De verdade. Porque em muito casos finge-se que se proíbe e há um atalho para burlar a proibição. Quem é o concorrente da Petrobrás? Não existe? Então não precisa propaganda? Mas o fluxo do valerioduto não pode parar. Então eu compreendo.

Nenhum comentário: