quinta-feira, junho 22

Meditação

Dedico essa transcrição aos simpatizantes de alguns blogs de amigos do Lula e amigos da reeleição, gente que habita talvez outro planeta num lugar maravilhoso onde não existe mensalão, nem caixa 2, nem sanguessugas e os dólares não são guardados nas cuecas. Uma boa meditação faz despertar para a realidade. A menos que eles sejam mal-intencionados.

Para nós, ocidentais, meditar significa refletir a respeito de alguma coisa. No oriente, meditar é algo bem diferente. É entrar num estado de consciência onde se torna mais fácil compreender a si mesmo. Assim, através da meditação vamos prestar atenção e descobrir como funcionamos, como agimos em determinadas situações, porque respondemos uma coisa quando gostaríamos de dizer outra, porque fugimos daquilo que mais queremos, porque vivemos mergulhados na ansiedade, na depressão e no cansaço quando queremos apenas a tranqüilidade.

Grande parte dessa confusão é criada pela mente. A mente é como um lago agitado. Ao ver a lua refletida nesse lago turbulento poderíamos supor que a própria lua é algo disforme e agitado, mas estaríamos totalmente enganados. Da mesma forma, quando olhamos para o reflexo do nosso Eu-Superior no lago inquieto de nossa mente, não conseguimos perceber sua verdadeira natureza. Meditar nada mais é do que aquietar os turbilhões dos pensamentos, serenar a mente para que possamos reconhecer com clareza nossa essência. Durante esse processo de aquietar a mente nos damos conta de nossos padrões de pensamento e de ação e, assim, podemos transformá-los.

Leia mais em Meditação. Estas são algumas das muitas orientações dadas no site:

- Não dê continuidade a nenhum pensamento. A tendência da mente é fazer associações. Quando vem o pensamento "preciso pagar uma conta no banco" a mente dá continuidade: "será que tenho dinheiro suficiente? Se não tiver, posso pedir emprestado ao fulano. Caso ele não possa emprestar...". E assim vai. Portanto, corte o fio antes que toda a meada se desenrole.

- Tente ver cada pensamento como um quadro estático, como uma cena de um grande video-clip que não merece muita atenção.

- A mente está representando uma grande peça diante de você. Mas você não é o protagonista. Você é apenas o expectador. Portanto não se envolva.

Nenhum comentário: