segunda-feira, maio 1

As prioridades do PT


Ou, as relações maquiavélicas

Machiavelli
A prioridade do PT é a reeleição do companheiro Lula. A apuração dos envolvidos nos escândalos fica para depois das eleições. Até lá a sujeira fica embaixo do tapete. Como diz o Berzoini, a ação agora é trazer para o PT pessoas de reputação irreprovável.
Conta outra, Berzoini, estou morrendo de rir. Reputação irreprovável no PT? Mas é claro, existem essas pessoas, mas o PT não faz questão de fazer a distinção, desde que seja tudo em benefício do partido. Os fins justificam os meios. Já ouviram essa expressão? Está relacionada com Maquiavel, maquiavélico. "Seu uso extrapola o mundo da política e habita sem nenhuma cerimônia o universo das relações privadas. Em qualquer de suas acepções, porém , o maquiavelismo está associado a idéia de perfídia, a um procedimento astucioso, velhaco, traiçoeiro. Estas expressões pejorativas sobreviveram de certa forma incólumes no tempo e no espaço, apenas alastrando-se da luta política para as desavenças do cotidiano."
Porém Maquiavel não era o vilão que as pessoas pensam. Ele não era nem malvado. O termo maquiavélico tem sido constantemente mal interpretado. Mas que ele deu origem a uma palavra de má catadura, disso ninguém tem dúvidas. De qualquer forma, quem quiser uma leitura interessante clique em Maquiavel. Aqui nosso propósito não é falar muito dele, só de alguns dos seus seguidores. No Brasil. Mais especìficamente em Brasília. Maquiavel originou uma palavra. O Lula está modificando o significado de outra: companheiro, que passou a significar salafrário.

Companheiro significava no Houaiss:
Aquele que participa das ocupações, atividades, aventuras ou do destino de outra pessoa. Ex.: companheiro de armas.
Aquele que vela por uma pessoa, trazendo-lhe consolo ou ajuda.
Derivação: por metáfora - algo que acompanha alguém, trazendo-lhe distração, informação etc.

No Michaelis:
com.pa.nhei.ro sm (baixo-lat companariu) 1 Aquele que acompanha. 2 Colega, condiscípulo. 3 Camarada. 4 Maçon Graduação inferior à de aprendiz, no rito francês. 5 Esposo, marido. 6 Amásio. adj Que acompanha.

Nenhum comentário: