Você quer pão ou circo?
Nascido Para Matar é considerado um dos grandes filmes sobre a guerra do Vietnã, junto com Platoon e Apocalypse Now. É uma obra-prima radicalmente anti-guerra e um grande filme do Cinema da década de 1980.
Apresentando a guerra do Vietnã do ponto de vista dos soldados americanos, mostra claramente como é feita uma "lavagem cerebral" durante o treino. Mostra como a guerra deixa as pessoas fora de si.
Nascido para Matar é uma obra sobre o fanatismo militar. Retrato irônico e contundente sobre a obsessão norte-americana pela guerra, o filme de Stanley Kubrick se torna atual nestes tempos de conflito. Cultura centenária de um povo marcado por guerras, o militarismo ganha as formas e o tom singular do diretor.
Agora, volta tudo. Rebobina o filme. Vamos assistir à outra película: Nascido para ganhar.
Ao convocar os 23 jogadores para o Mundial, o técnico Carlos Alberto Parreira disse que a seleção não está preparada para perder. "A torcida já nos contaminou, com a gente jogando aqui no Brasil ou não. Estamos levando toda essa força para a Alemanha."
Se depender de mim, podem comprar as passagens de volta. As eleições estão batendo à nossa porta. É tempo de ir em busca do pão. O circo pode esperar. Se eu ficar sem circo haverá outros motivos para rir. Se eu ficar sem pão só haverá choro e ranger de dentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário