sábado, setembro 9

A cultura da queixa-crime

Vou te processar!

O Globo tinha por vezo acusar (caluniar) na primeira página em letras garrafais e dar o desmentido na quarta página do segundo caderno. Não sei se ainda faz isso; todo jornal faz. Brizola nunca levou isso a sério, no que fez muito mal. O Globo sempre voltava à carga e lhe colou a fama de mau governante. Até hoje, aqueles que se deixam emprenhar pelos ouvidos repetem as boboseiras plantadas pela rede Globo. Hoje é diferente, existe a cultura da queixa-crime e do processo. Qualquer boquirroto com culpa no cartório, quando denunciado, a primeira coisa que faz é berrar: "vou processá-lo". Vocês sabem, o bom cabrito não berra, mas estou até hoje esperando sair o processo do Delcídio Amaral contra Bittar. Delcídio representou contra Bittar na Mesa da Câmara por quebra de decoro. E deu entrada no Ministério Público a uma ação criminal com base em lei que considera crime impedir, mediante violência, o funcionamento de uma CPI. Bittar o xingou de canalha, filho da puta e Judas. Delcídio fez pesadas críticas ao PT e acusou o partido de tentar evitar a aprovação de um relatório final da CPI. Mas avisou que não deixará o PT. Ele deve achar que ele e o PT se merecem.
O presidente nacional do PSB, deputado Roberto Amaral (RJ), também pediu a abertura de um processo no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que tem feito denúncias contra o aparelhamento do Ministério da Ciência e Tecnologia pelo PSB e facilitação do atendimento das emendas de parlamentares do partido para inclusão digital. Amaral bateu boca, também, com Gabeira na porta da CPI das Sanguessugas, anunciou processo judicial contra ele e entregou documentos para contradizê-lo.
Agora é a vez da Heloisa Helena: ela chamou Lula de gangster e disse hoje que quer enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "na Justiça", caso ele a processe judicialmente por ela tê-lo chamado de "gângster". Mas a candidata disse que prefere enfrentá-lo antes "no debate".
Estou torcendo para que andem esses processos e as centenas de outros que pseudo inocentes ameaçam abrir em defesa de sua honra. No fashion show existe o termo "dernier cri". Entre os corruptos existe o "premier cri": vou processá-lo!

Será que Brizola alguma vez processou alguém? Por que ele era chamado de incendiário, assim, sem processar ninguém?

Em tempo: e por que Antonio Carlos Magalhães não é processado? Como pode uma pessoa chamar um cidadão de ladrão um dia sim e outro também e não sofrer represália? (sem alusão ao título deste blog).

Nenhum comentário: