quarta-feira, outubro 18

Uma nação à procura do seu destino

O mal existe?

Não é difícil escrever um artigo para um blog, pelo menos igual ao meu. Não sou filósofo, nem jornalista, nem cientista político, apenas um observador e me basta uma breve conversa com qualquer pessoa para saber para onde a nação caminha.
É como eu li hoje: extorsão, mensalão, dinheiro na cueca, sanguessugas, cartilhas, dossiês... É como se ninguém fosse responsável por nada. O crime existe, até se admite, o criminoso é uma figura de retórica. Sem falar dos cadáveres que ficaram pelo caminho.

Quase sempre termino uma conversa perguntando pelas eleições.
- E aí, como vai ser no segundo turno?
- É, vou ficar no barbudinho mesmo, respondeu o rapaz.
- E você vai dar respaldo à essa grande trapalhada, a essa derrama de dinheiro público, vai deixar essa quadrilha se perpetuar no poder? (Instalados eles já estão).
- Mas todo mundo faz igual. Em todo lugar se rouba.

E para fazer um paralelo me contou uma história escabrosa de um parente seu lotado num quartel da polícia militar e que estava doido para sair de lá, estava apavorado mesmo. Acontece que o padrão de comportamento ali é tal que se alguém não se envolver nas mesmas transgressões corre grave perigo. Pode até mesmo ser atingido por uma bala num tiroteio com bandidos, entenderam?

A que ponto chegamos. Uma história desta para desculpar um voto. A desonestidade está mesmo ficando banalizada. Maquiavel está na moda. Os fins justificam os meios.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi, você viu este comentário publicado no blogue do Reinaldo Azevedo hoje? acho que ajuda a entender as pesquisas "eleitorais"... nem sei por que a Albuquerque nào o publicou no blogue dela, mas acho que merece o máximo de divulgação... um grande abraço!

Kika Albuquerque disse...
Situação ocorrida há poucos minutos atrás, no estacionamento de uma das lojas EXTRA:

Estaciona um carro, dele saem 4 jovens. Todos com pranchetas e pasta de papéis nas mãos.
Um pergunta:
- E aí? Daqui, podemos ir a pé pra onde?
Um outro sugere:
- Fazemos assim: vamos 2 para a Rua Socrates, e 2 ficam na Washington.
A moça imediatamente retruca:
- Na Sócrates? Tá maluco? LÁ SÓ TEM BURGUÊS. Ninguém lá vota em Lula.

Todos riram e concordaram.

Isso, ninguém me contou. EU VI e OUVI.

2:57 PM